Liberalismo capixaba

Sou capixaba e moro no Espírito Santo.
Aqui esta ocorrendo um fenômeno político surreal.
Elegemos um governador que em sua juventude foi considerado de esquerda, se elegeu vereador, prefeito da capital, senador e governador tendo sido reeleito.
O citado é um dos maiores articuladores (não digo político, porque político é o individuo preocupado com os destinos do estado) do poder. O homem é uma fera, se houvesse reencarnação, Maquiavel certamente teria sido seu discípulo.
Como diria nosso saudoso Carlito Maia, "a esquerda quando começa contar dinheiro vira direita", pois é , o antes " esquerdista" é hoje um tremendo "neo-liberal".
Aqui no estado temos escuta "clandestina/oficial" de telefone, o Ministério Publico recebeu os maiores aumentos, e todos os políticos juram de "pé junto" que são governistas desde criancinha. Aqui não existe oposição política, existem os que calam. Nosso senador "ecologista" é o maior defensor da Aracruz Celulose - a empresa do deserto verde. A maioria dos deputados eleitos recebeu uma "graninha" da Aracruz para sua eleição.
Nosso único hospital público de emergência não recebe apoio público. Graças a seus funcionários, considero o melhor do estado.
Nosso índice de violência é um dos maiores do pais.
Na área da educação o "grande mérito" é o esforço na inclusão digital: desde quando a inclusão digital é o básico da educação?
Se pegarmos os índices de 10 anos atrás na área de educação, saúde ou segurança veremos que não houve qualquer melhoria, mas o governo continua sendo de "unanimidade".
O que me levou a escrever este artigo foi a última "ação do governo".
A Baosteel e a Companhia Vale do Rio Doce , com a presença do governador anunciaram, nesta quarta-feira (3), o planejamento que criaram para a implantação da Companhia Siderúrgica de Vitória (CSV).
O que é isso?
É um mega projeto para encher o bolso das multinacionais fabricando aço numa região de turismo aqui no nosso estado. Se você não conhece Guarapari - o mundo inteiro conhece- aproveite para conhecer, porque este projeto vai tornar inviável a cidade como pólo turístico.
O projeto que ainda não tem aprovação do órgão que controla o meio ambiente -IEMA , mas isso para quem conhece a política dos "ambientalistas do governo do estado" não será o mínimo problema.
Na fase do construção esta previsto a criação de 15.000 empregos, depois de concluída gerará 3.000 empregos, ou seja, a cidade de Guarapari e Anchieta ganharam de presente 13.000 famílias desempregadas e uma poluição que certamente trará para a região o glorioso titulo de "Cubatão capixaba". Estes serão os méritos deste "fabuloso e salvador" projeto já que por ser destinado a exportação estará isento de impostos.
Quanto aos 3.000 empregos gerados é bom lembrar da reunião que houve em nosso estado da direção da Mittal, proprietária da CST e Aracruz, onde o presidente, o indiano Mittal, deixou claro que os custos de produção estão muito altos se comparados com os da India. Tradução: entrar no jogo da globalização é aceitar levar os nossos salários aos patamares mais baixos do planeta.
Vale lembrar que o projeto que ora é anunciado como uma grande conquista do estado foi rejeitado pelo governo do Maranhão, sim MARANHÂO, que foi pressionado pela sociedade organizada que viu no projeto além da degradação ecológica os problemas sociais que o mesmo acarretaria ao estado.
Com o anuncio deste projeto vou ter que refazer o plástico que estava preparando para colocar no meu carro. Aceito sugestões. O antigo era nas cores da bandeira do estado ( azul e rosa), com os dizeres:
"Estado do Espírito Santo : mais um empreendimento do grupo Acelor/Mittal"

0 comentários: